Luva permite o envio de SMS por Surdocegos

À algum tempo nossos alunos produziram uma luva capaz de traduzir a Língua Brasileira de Sinais para língua portuguesa permitindo a comunicação de pessoas surdas com indivíduos ouvintes desconhecedores da Libras (consulte aqui). Mas você já imaginou o que acontece às pessoas surdacegas?

Os surdocegos são indivíduos que possuem deficiência tanto auditiva quanto visual e que utilizam o toque para transmitir sua mensagem quando desejam se comunicar.

Pensando em possibilitar a comunicação dos surdocegos através de mensagens de texto, o pesquisador Tom Bieling e sua equipe de pesquisa desenvolveu o Lorm Glove uma luva capaz de capturar e identificar os gestos padronizados da comunicação Lorm (utilizado na língua alemã). Veja como funciona o projeto na prática:

Fonte: Hypeness

Luva permite o envio de SMS por Surdocegos

Doutorando e Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (área de concentração: Engenharia Biomédica) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012) e graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo (2010). Atualmente professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo. Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Reabilitação, Informática Educacional, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados.

Uma opinião sobre “Luva permite o envio de SMS por Surdocegos