Toyhacking – Introdução à Engenharia

A mudança dos paradigmas da educação e o estudo por novas práticas de sala de aula são assuntos que estão a todo vapor  na atualidade. Metodologias ativas, sala de aula invertida, crescente participação de aluno em sala e o desafio da tecnologia… estes são alguns dos tópicos discutidos para tornar a sala de aula mais atrativa.

No curso de Engenharia da Computação a disciplina de Introdução à Engenharia foi pensada para trazer ao aluno uma experiência de trabalho de equipe, e em projetos, em escala reduzida, mas semelhantes ao que encontrarão ao trabalharem em empresas de tecnologia e engenharia, quando formados.

“A proposta foi simples: oferecer interação de equipe e espírito de criação para os futuros engenheiros. Nos propor desafios interativos auxilia na execução das tarefas cobradas teoricamente, os resultados inusitados tornam tudo ainda mais divertido.”
Erick Santos – Aluno de Engenharia da Computação

Sendo assim, uma das preocupações é aguçar a criatividade dos futuros profissionais para que, mesmo que com ferramentas e materiais reduzidos, consigam alcançar seus objetivos, o que, em trabalhos de eletrônica, sistemas embarcados ou programação, é extremamente importante para evitar que os recursos sejam desperdiçados.

Uma das tarefas que objetiva proporcionar essa percepção e criatividade é o Toyhacking. No Toyhacking os alunos são levados a construir um robô baseado em brinquedos eletrônicos desmontados e outros materiais.

Veja o que os alunos dizem a respeito!

“O espirito de colaboração e regras claras deixaram todos nós bem a vontade pra execução da tarefa. Show!! Queremos mais.”
André Vieira

“Foi extremamente divertido sair um pouco da rotina de copiar matéria do quadro para modificar a estrutura de brinquedos eletrônicos, fora que fizemos em equipe o que foi bem interessante, alguns dando idéias e outros com a mão na massa.”
Artur Gomes

“Eu gostei muito do primeiro contato prático com tudo que estamos aprendendo ❤”
Anielle Casagrande

“Foi uma aula super legal, usamos nosso conhecimento (que de alguns era quase nulo) e juntos conseguimos chegar no objetivo final que era o robô ☺ foi super divertido <33”
Alana Netto

Toyhacking – Introdução à Engenharia

Doutorando e Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (área de concentração: Engenharia Biomédica) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012) e graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo (2010). Atualmente professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo. Atua principalmente nas áreas de Engenharia de Reabilitação, Informática Educacional, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados.

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