Mesa interativa

Desenvolvida pelo professor do MIT Hiroshi Ishii em parceria com o Tangible Media Group do MIT Media Lab, a mesa interativa chamada de Transform é um dispositivo criado para responder aos movimentos humanos.

A mesa é composta por mil pinos controlados por motores, que interagem com o usuário conforme esse movimenta-se. Os movimentos são capturados por sensores instalados na mesa, com base no movimento do usuário, os motores controlam a posição dos pinos, para cima ou para baixo para responder a uma ação humana.

A mesa também pode mover objetos deixados em cima dela, em testes realizados nos laboratórios, um celular foi deixado na mesa e no momento em que este começou a tocar, a mesa transportou o dispositivo em direção a pessoa mais próxima dela. Em outro teste uma bola foi colocada sobre a mesa, e conforme a pessoa movimentava as mãos, os sensores capturavam esses movimentos e por consequência acionavam os motores, para mover os pinos da mesma forma que as mãos do usuário se moviam, e assim movimentar a bola sobre a superfície da mesa.

Escher_Red_Balls

Uma das muitas aplicações previstas para esta tecnologia é a utilização nas indústrias, como na manipulação de objetos perigosos ou muito delicados, onde segurança e precisão são necessárias, este equipamento pode vir a ser muito útil, pois basta uma pessoa posicionada em frente aos sensores, e este individuo poderá realizar o seu trabalho em segurança, no caso de serviços onde o risco a saúde humana é iminente.

Para mais informações acesse: Tangible Media Group

Mesa interativa

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.