Diodo construído com DNA

Desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Neveg, de Israel em parceria com a Universidade da Geórgia dos Estados Unidos, o primeiro diodo construído apenas com filamentos de DNA.

O Diodo é um dispositivo que possui como principal característica, permitir a passagem de corrente em um único sentido. Por este motivo, a esse componente é dada diversas aplicações na eletrônica, praticamente todo circuito eletrônico possui um diodo, para que este possa proteger o circuito de correntes de retorno que poderiam danificar os demais componentes.

O que os pesquisadores conseguiram fazer, é produzir um componente eletrônico funcional em escala molecular, utilizando 11 pares de base duplex de ADN da molécula Coralina que permite um bom fluxo de elétrons pela sua estrutura.

Esta pesquisa representa um passo importante para a miniaturização dos componentes eletrônicos, permitindo que estes possam atingir um tamanho até 1000 vezes menor que os disponíveis no mercado.

Para mais informações, acesse: NatureGizmodo

Diodo construído com DNA

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.