Google lança Android Studio 2.0: Veja as novidades

Em 2013, o Google lançou seu sistema de desenvolvimento integrado – integrated development environment (IDE) chamado Android Studio para tornar o desenvolvimento de aplicativos para sua plataforma móvel mais rápida e visual. A IDE funcionou muito bem, com a Play Store hoje com cerca de 1,6 milhões de aplicativos,maior que qualquer outra loja virtual de aplicativos. No entanto desde 2013 não recebia uma atualização, até agora com várias novidades para os desenvolvedores.

A nova versão vem com um emulador mais rápido e um melhor GPU, de acordo com a empresa. A primeira versão do Android Studio 2.0 veio em beta no ano passado. Ele inclui ferramentas essenciais para a construção de aplicativos, incluindo um editor de código, ferramentas de análise de código e emuladores para todas as plataformas Android do Google.

Novidades

A adição mais importante é Instant Run, algo que a empresa estava melhorando em versões preview da IDE no último ano. Quando você alterar o código, você pode ver instantaneamente como isso afeta o aplicativo em execução, sem necessidade de re-compilar ou reinstalar o APK. Isso deve “acelerar a sua edição, construir e executar ciclos”, de acordo com a Google.

A interface nova marca vai ajudá-lo a afinar um aplicativo, permitindo que você girar a tela, arrastar e soltar para instalar aplicativos e usar controles multi-touch como pinch-to-zoom. O emulador de dispositivo Android agora tira proveito de CPUs multi-core, tornando-se três vezes mais rápido do que antes.

Segundo o Google:

“Na maioria das situações, o desenvolvimento do funcionário emulador Android é mais rápido que um dispositivo real, e novos recursos, como Instant Run vai funcionar melhor com o novo emulador Android”

Finalmente, o Google adicionou App indexação, um recurso que ajuda os usuários a encontrar o seu aplicativo no Google Search e Play. Para fazer isso, ele ajuda a criar a estrutura de URL direita, adicionar atributos que trabalham com o serviço de indexação de aplicativos do Google e testar o resultado final. O Android Studio 2.0 esta agora disponível.

Mais informações Engaget.

Google lança Android Studio 2.0: Veja as novidades

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.