Facebook anuncia nova câmera para captura de imagens em 360 graus

Apresentada na F8 deste ano, o dispositivo, então denominado Surround 360, é composto por 17 câmeras distribuídas ao longo de todo o aparelho, capazes de capturar imagens 3D em 360º . Indo no caminho contrário a outras fabricantes, o dispositivo é focado em filmagens high-end, ou seja, que apresentam grande qualidade e altas resoluções .

Surround 360, câmera anunciada pelo Facebook

Em teoria, as capturas realizadas por esta câmera podem ser reproduzidas em dispositivos de realidade aumentada (como o Oculus Rift), com uma renderização de até 8k para cada tela, direcionada ao olho do usuário, sendo reproduzida a 60 fps. Para finalizar o anuncio, a câmera será open source, com todos os esquemáticos de hardware e software disponibilizados no GiftHub.

Oculus Rift, headset para realidade virtual

Tal apresentação representa um novo passo para a captura de imagens 360º e pode provocar um maior desenvolvimento nesta área, cada vez mais requisitada com o aparecimento de interfaces de realidade virtual, como o próprio Oculus Rift e Samsung Gear, além de incentivar um maior aparecimento de desenvolvedores third party .

Para maiores informações acesse: Wired, Techradar

Facebook anuncia nova câmera para captura de imagens em 360 graus

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).