Implante cerebral faz homem tetraplégico movimentar sua mão

Ian Burkhart, do Ohio, tinha apenas 19 anos quando, depois de um acidente de mergulho o deixar tetraplégico. Em uma praia em Carolina do Norte, arrastado por uma onda, o estudante universitário embateu num banco de areia, provocando uma lesão na C5 (pescoço). Desde então, Burkhart tem sido apenas capaz de mexer os ombros e os braços até certo ponto. Mas, graças a um novo implante, o jovem de 24 anos conseguiu voltar a mexer as mãos e a jogar Guitar Hero.

Após muitos anos realizando terapia, onde Burkhart não perdia a esperança de ver seus membros voltarem a funcionar, o jovem acabou por se submeter a uma cirurgia onde lhe foi implantado um pequeno chip no cérebro. Buckhart disse ao The Guardian:

Essa era a questão: será que queria submeter-me a uma cirurgia ao cérebro ou a qualquer coisa que me podia não beneficiar. Havia muitos riscos. Foi algo que tive de ponderar durante muito tempo mas, depois de conhecer a equipe toda e todos os envolvidos, soube que estava em boas mãos.

O chip, implantado no córtex motor, a zona do cérebro que controla os movimentos das mãos, envia sinais elétricos para um computador (ao qual Burkhart tem de estar ligado), transformando os pensamentos do jovem em possíveis movimentos. Este, por sua vez, envia impulsos elétricos através da pele para os músculos, a partir de uma espécie de pulseira presa ao braço de Burkhat, facilitando a “reanimação” da sua mão direita, pulso e dedos.

Burkhart derrama dados a partir de um copo para outro.

Os primeiros movimentos aconteceram em 2014 mas, desde então, o jovem aprendeu a fazer ações mais complexas e controlar com maior precisão a sua mão e dedos. Graças ao chip, Burkhart já foi capaz de voltar a jogar Guitar Hero.

Segundo Chad Bouton, engenheiro biomédico que liderou a equipa de investigadores que desenvolveu o chip que foi implementado em Burkhart, esta foi “a primeira vez que o [movimento estimulado] foi associado aos sinais que são registado dentro do cérebro. “Agora, o paciente é capaz de controlar os movimentos das mãos com os seus próprios pensamentos.”

Para mais informações acesse  o Observador e CNET.

Implante cerebral faz homem tetraplégico movimentar sua mão

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.