Stephen Hawking apoiará projeto espacial para chegar a Alfa Centauri

O físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking e o milionário russo Yuri Milner apresentaram hoje, em Nova Iorque, o seu projeto de envio de uma minúscula nave espacial para o sistema estelar mais próximo da Terra.

A ideia será pôr o aparelho, do tamanho de um microchip, na órbita de Alfa Centauri, através de um método de propulsão alternativo ao uso de motores, recorrendo a uma ‘vela solar’.

O sistema estelar, Alfa Centauri está a 4,37 anos luz da terra

A BBC publicou um vídeo em que explica como funciona o projeto.

Graças a um potente laser manipulado a partir da Terra, a StarChip que poderia atingir 20 por cento da velocidade da luz, de acordo com os cálculos da equipa do projeto, financiado pela Fundação Breakthrough, criada por Yuri Milner para apoiar iniciativas científicas. A uma velocidade de 60 mil quilómetros por segundo, a nave poderá chegar, em 20 anos, a Alfa Centauri.

Hawking declarou:

“Os astrónomos creem que há possibilidades razoáveis de que um planeta semelhante à Terra orbite alguma das estrelas do sistema Alfa Centauri. Saberemos mais nas próximas duas décadas graças aos telescópios que estão em Terra e no espaço”

O projeto também é financiando por Mark Zuckberg, criador da rede social Facebook.

Para mais informações sobre a pesquisa e desenvolvimento do projeto acesse BBC.

Stephen Hawking apoiará projeto espacial para chegar a Alfa Centauri

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.