Pele eletrônica acende um display digital em sua mão

Em um estudo publicado na Science Advances , pesquisadores da Universidade de Tóquio criaram polímero orgânico de diodos emissores de luz (PLEDs) – pequenas folhas de luzes de eficiência energética – em três cores: vermelho, verde e azul. Quando recebeu pulsos elétricos, estas luzes podem ligar e desligar, imitando pixels em uma tela normal. Em uma foto, por exemplo, você pode ver PLEDs azuis em um logotipo Universidade de Tóquio que acendem em diferentes níveis de potência.

photo1_cropped.0
Dispositivo colocado sobre a pele do rosto de um dos pesquisadores.

A tecnologia também pode ser utilizada para gerar uma nova geração de sensores que monitorizam os níveis de oxigênio nos atletas, por exemplo. O Professor Takao Someya, um engenheiro da Universidade de Tóquio, que conduziu o trabalho, disse:

O advento dos telefones celulares mudou a forma como comunicamos. Embora essas ferramentas de comunicação estão ficando cada vez menores, eles ainda são dispositivos discretos que temos de levar conosco. O que o mundo seria como se tivéssemos monitores que poderiam aderir ao nosso corpo e até mesmo mostrar nossas emoções ou nível de stress ou desconforto? Além de não ter que carregar um dispositivo com a gente em todos os momentos, eles podem melhorar a maneira como interagimos com aqueles que nos rodeiam ou adicionar uma nova dimensão à forma como nos comunicamos.

Para criar a e-skin os pesquisadores projetaram uma película protetora que é inferior a dois micrômetros de espessura – cerca de 50 vezes mais fino do que um cabelo humano. Então eles incorporaram eletrodos transparentes de óxido de índio-estanho neste filme. Usando isso, eles foram capazes de criar polímero de diodo altamente flexível emissores de luz (LEDs) e fotodetectores orgânicos, fino o suficiente para amassar e distorcer em resposta ao movimento do corpo. A película de proteção foi formado por camadas alternadas de um material inorgânico oxinitrato de silício com um material orgânico chamado parylene, o que impediu a passagem de oxigênio e de vapor de água.

foto

O estudo não é totalmente novo na categoria de pele eletrônica. Na verdade, já é possível fazer materias e peles super-finos  como dispositivos de monitoramento que duram semanas. E-skin orgânica em particular, é útil porque permite que os fabricantes possam fazer telas maiores a custos mais baixos.”Dispositivos semicondutores inorgânicos apresentam alto desempenho eletrônico”, diz Takao Someya. “No entanto, estes são caros e não adaptados as grandes áreas.”

Para mais informações acesse The DailyEmail.

Pele eletrônica acende um display digital em sua mão

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.