CERN disponibiliza na Internet 300TB de dados de suas pesquisas

O CERN (Organização Europeia para a pesquisa Nuclear) está disponibilizando para o público geral, cerca de 300TB de dados coletados em suas pesquisas de colisão de partículas.

Os dados disponibilizados foram processados e utilizados pelos cientistas em suas pesquisas, e agora esses estão disponíveis na Internet, para que qualquer pessoa possa utilizar as informações coletadas pelos equipamentos do laboratório em suas próprias pesquisas. Para fazer o download desses dados, basta acessar o link na descrição, será necessário instalar a VM ALICE para que se possa analisar as informações. O CERN também disponibilizou em seu site um simulador de colisão de partículas, esse possibilita aos usuários analisar o que acontece dentro do LHC (Large Hadron Collider), equipamento responsável por efetuar as colisões.

Essas informações também podem ser utilizadas em sala de aula, pois um dos objetivos do laboratório com essa iniciativa, é despertar nos alunos adolescentes a curiosidade a respeito da física de partícula, para que no futuro alguns destes alunos, tornem-se pesquisadores e desta forma possibilitem a continuidade do trabalho do CERN.

Para mais informações, acesse: GizModo, CERN, Simulador de colisões

CERN disponibiliza na Internet 300TB de dados de suas pesquisas

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.