Sensor de monitoramento de pneus

Desenvolvido pela empresa inglesa Silent Sensors, um sensor que monitora a temperatura e pressão dos pneus do veículo e transmite essas informações para uma central de monitoramento.

Utilizada inicialmente para o monitoramento de veículos comerciais, o sistema utiliza transmissores RFID para enviar os dados coletados, e desta forma pode-se monitorar em tempo real o estado dos pneus do veículo. Segundo Marcus Taylor, CEO da empresa que desenvolveu o sistema, vinte por cento dos acidentes ocorridos nas rodovias da Inglaterra são causados devido ao desgaste dos pneus, pois este desgaste impacta diretamente no desempenho dos carros, aspectos como consumo de combustível, estabilidade do carro e segurança, estão diretamente ligados a qualidade dos pneus.

A longo prazo a Silente Sensors espera disponibilizar este equipamento no mercado, para que todas as pessoas tenham acesso a esta tecnologia, e com isso trazer mais segurança nas estradas.

Para mais informações, acesse: Eletronics Weekly

Sensor de monitoramento de pneus

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.