CERN disponibiliza dados do LHC para uso público

Não é nenhuma surpresa que a captura de dados do Grande Colisor de Hádrons requisitam um grande espaço para armazenamento. Parte desses dados, absurdos 300 terabytes, foram disponibilizados para qualquer pessoa na internet.

Parte destes, correspondem a dados brutos que os próprios cientista ainda estão utilizando. Outra parte corresponde a dados já processados que serão utilizados em diversos cursos. Aproximadamente 100 TB representam “ dados de colisões de prótons a 7 TeV, compondo metade dos dados recolhidos no LHC pelo detector CMS em 2011″.

Ferramente disponibilizada

Como há uma grande quantidade de informações ,ao invés de baixa-lá você pode simplesmente utilizar esta ferramenta, onde é possivel visualizar os eventos capturados pelo acelerador de partículas, ou se preferir pode acessar este link e desfrutar de todos os 300 TB de dados.

Além de fins práticos, como a confirmação de resultados obtidos pelo CERN, o objetivo é que cientistas de fora possam antecipar certos ramos de pesquisa que o próprio laboratório não antecipou. Sobre todas estas implicações, a física Kati Lassila-Perini ainda reforça que os dados podem inspirar estudantes e físicos da área .

Para maiores informações acesse: Gizmodo, CERN

CERN disponibiliza dados do LHC para uso público

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).