Novas ferramentas de desenvolvimento para a Tiva C

A Texas Instruments lançou algumas ferramentas para auxiliar os desenvolvedores que utilizam as placas das séries MSP430, MSP432 e Tiva C, essas ferramentas possuem aplicações gráficas que permitem ao programador monitorar de forma mais aprofundada, o resultado de suas aplicações.

O GUI Composer é uma ferramenta que traz recursos gráficos para auxiliar os desenvolvedores no processo de análise de suas aplicações, essa ferramenta é integrada ao Code Composer Studio, ao enviar o código para a placa e iniciar o processo de execução, o GUI Composer interpreta os valores dos registradores utilizados e plota gráficos para demonstrar o resultado da aplicação.

Imagem: Gui Composer, Texas Instruments.

Desta forma o desenvolvedor pode acompanhar a leitura de um sensor analógico, um conversor ADC, o acionamento de um motor em outros.

Outro software muito interessante que a ARM lançou recentemente é o ARM Keil, essa ferramenta é uma nova IDE para ser utilizada no desenvolvimento de aplicações para a Tiva C e diversas outras placas da Texas, suporta também o desenvolvimento para os microcontroladores 8051. O ARM Keil traz como um dos principais recursos o emulador de dispositivos, basta o programador selecionar a placa que deseja utilizar, escrever o código e executar, toda uma interface estará disponível para que o programador acompanhe de forma simulada o funcionamento da sua aplicação.

Imagem: ARM Keil, Texas Instruments.
Imagem:  Keil, ARM Microcontroller

Esses softwares são compatíveis com o Windows e Linux, e podem ser baixadas do site da Texas.

Para mais informações, acesse: Embarcados, ARM Keil, GUI Composer

Novas ferramentas de desenvolvimento para a Tiva C

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.