Internet das coisas e o mundo a sua volta

Acorde e olhe ao seu redor. Quantos dispositivos estão conectados a internet? Seu smartphone, seu computador, sua TV… Agora imagine se fosse possível conectar outros dispositivos. Outros? Sim. Que tal sua cama? Ou quem sabe a sua geladeira? Já imaginou a sua própria casa conectada? Isso tudo já é possível, graças a Internet das Coisas ou IoT – do Inglês Internet of Things – campo com a promessa de revolucionar a maneira como nos conectamos, compartilhamos informações, fazemos negócios e o nosso próprio dia a dia.

Segundo dados levantados pelo SEBRAE, em até 10 anos serão cerca de 100 bilhões de dispositivos conectados. Juntos, eles farão a geração de uma enorme quantidade de dados, que prometem melhorar processos e facilitar o cotidiano. Imagine por exemplo uma loja. Nela, há uma rede wifi na qual os clientes se conectam, onde é possível obter histórico de compras e todo o comportamento do cliente nas últimas visitas ao estabelecimento. Muito bem, com o seu smartphone conectado, é possível saber por onde o cliente passou, o que fez, quais produtos comprou, quanto tempo ele ficou na loja e, através disso, oferecer um serviço personalizado para cada consumidor através de emails ou SMS. Outro exemplo é uma cidade conectada, com sensores em diversas regiões, possibilitando assim o monitoramento do tráfico, possíveis acidentes ou até mesmo condições meteorológicas. Voltando do trabalho, imagine encontrar a sua casa com o seu jantar pronto e condições como a temperatura ambiente e a música de fundo do jeito que você gosta. Tudo isso é possível com o advento da IoT.

A Internet das Coisas está tornando realidade inovações que antes eram apenas dadas como futurísticas e impossíveis. Com ela também chega um campo cheio de desafios e oportunidades. Será necessário um grande desenvolvimento tecnológico e pessoal para a obtenção de todos estes dados e o tratamento dos mesmos. Todavia, para aqueles que desejam se aventurar nesta área, fica a certeza de que as oportunidades são gigantescas e de um mercado promissor com grandes expectativas de crescimento.

Para saber mais sobre IoT, confira o vídeo abaixo produzido pela Intel(em inglês):

Internet das coisas e o mundo a sua volta

Aluno do 3º ano do curso de Engenharia da Computação, entusiasta em Internet das Coisas, Sistemas Embarcados e novas tecnologias.

Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *