ALERTA: Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 72Horas

Whatsapp vai ser bloqueado a partir das 14hs desta segunda-feira, 02 de maio, a partir de uma ordem do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, no Sergipe. O serviço deve ficar interrompido por 72 horas. As operadoras Tim, Oi, Vivo, Claro e Nextel já foram notificadas da decisão e informaram que vão cumprir. Caso alguma delas não acate a decisão, estará sujeita a multa diária de R$500 mil.

Essa decisão feita pelo Juiz deve ser consequência das novas medidas de seguranças adotadas pelo Facebook em abril deste ano, a criptografia ponta-a-ponta, em que as mensagens são totalmente criptografadas e somente as pessoas da conversa podem ler e que nem mesmo a dona do aplicativo pode saber o que foi enviado.

Via Folha S. Paulo

ACONTECIMENTOS PASSADOS

O juiz Marcel Montalvão é o mesmo que, em março, mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. Na época, a decisão ocorreu após a empresa não colaborar com investigações da Polícia Federal a respeito de conversas no WhatsApp em processo de tráfico de drogas.

Em dezembro, o WhatsApp havia sido bloqueado no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal. Na ocasião, as teles receberam a determinação judicial com surpresa, mas a decisão não durou 48 horas. O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.

Em fevereiro, um caso parecido ocorreu no Piauí, quando um juiz também determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O objetivo era forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia. A decisão foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí após analisar mandado de segurança impetrado pelas teles.

Mais informações sobre a nova criptografia podem ser vistas na nossa matéria aqui. Para saber mais sobre o bloqueio que ocorrerá no WhatsApp acesse aqui.

ALERTA: Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 72Horas

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.