Escudo magnético utilizado para bloquear a radiação solar

A agência espacial europeia (ESA) desenvolveu o primeiro protótipo de escudo magnético capaz de bloquear a radiação cósmica que atinge a estação espacial, este escudo será utilizado para proteger os astronautas a bordo da estação.

O escudo foi desenvolvido com um material supercondutor o elemento Diboreto  de Magnésio (MgB2), este material foi utilizado para construir cabos, esses são dispostos de forma a envolver a fuselagem da estação espacial. Quando uma corrente elétrica circula pelo cabo, um campo magnético é gerado, segundo os pesquisadores, esse campo tem como propriedade bloquear a radiação proveniente das estrelas.

Segundo os pesquisadores da ESA, o campo magnético produzido pelo escudo é mais potente que o da Terra, desta forma toda a estação espacial poderia ser protegida pelo escudo. Com relação ao custo, ainda é muito caro enviar uma grande quantidade de material ao espaço, desta forma acredita-se que este escudo ainda vai demorar para ser implementado na estação espacial.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Escudo magnético utilizado para bloquear a radiação solar

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.