IBM oferece acesso à seu computador quântico pela internet

Computadores quânticos podem apresentar um desempenho surpreendente. Em fato tal desempenho é baseado em propriedades quânticas bem anti-intuitivas, como a superposição de estado. Para garantir tais propriedades, todo o equipamento precisa estar sob condições bem específicas de armazenamento, como ser extremamente resfriado (estando a apenas 0,02 Kelvin, ou -273,13 ºC), apresentar uma forte blindagem magnética e ser mantido em vácuo.

Sobre todas estas características de operação, há ainda o preço do próprio equipamento em si, o que somando todos os fatores impossibilita a grande maioria das pessoas de ter acesso a um computador quântico. Contornando isso, a IBM liberou acesso público à seu computador quântico, que pode ser acessado a partir de um software especial, pela internet por qualquer usuário.

ibm-quantico-2-970x546

Para acessar o utilizar o computador, dotado de 5 qubits e localizado em Nova York, é necessário ter um conhecimento prévio sobre o funcionamento da computação quântica. Com isso a IBM objetiva a utilização do equipamento por entusiastas e estudantes, observando melhor o seu funcionamento e determinando novo usos ou eventuais falhas.

A IBM não é a unica a ter um computador quântico,a Google em parceria com a D-Wave, diz ter um hardware composto por centenas de qubits, entretanto pesquisadores e físicos quânticos desconfiam de tal capacidade, uma vez que é muito complicado o trabalho com mais de alguns qubits. Segundo um comunicado da IBM:“com um computador quântico de apenas 50 qubits, nenhum dos supercomputadores no Top 500 de hoje poderia emulá-lo com êxito”.

A liberação do uso público trará certas facilidades para o aprendizado e utilização de computadores quânticos, uma vez que toda a sua capacidade pode ser posta a prova, demonstrando também seus pontos fracos e defeitos. Com os dados obtidos, com certeza haverá um aprimoramento na construção dos computadores, possibilitando obter dispositivos mais estáveis e eficientes.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

IBM oferece acesso à seu computador quântico pela internet

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).