Câmeras maleáveis podem revolucionar a captura de imagem

Desenvolvida por pesquisadores da Columbia University, a câmera pode ser capaz de capturar imagens em alta definição com a menor deformação possível, para tal, as deformações aplicadas sobre a câmera alteram seu ângulo de visão e foco.

Anteriormente os pesquisadores estavam trabalhando na aplicação de lentes rígidas sobre um substrato de silício, entretanto quando deformada, a câmera apresentava falhas de continuidade e distorções. Para contornar o problema, foram desenvolvidas câmaras com componentes elásticos, permitindo variar a abertura e o foco de cada lente conforme curvada, além de lentes adaptativas de silício, estas dotadas da capacidade de reajustar sua abertura e foco, alterando consigo o campo de visão. Dessa forma as falhas são praticamente eliminadas.

Segundo  Shree K. Nayar (pesquisador chefe), eles estão indo em contra-mão ao mercado, enquanto a industria faz um bom trabalho miniaturizando mais os dispositivos e aumentando sua qualidade, eles buscam desenvolver câmeras grande, mas que são finas e flexíveis. Buscando alta flexibilidade, suas aplicações podem ser diversas, desde câmeras de segurança até wearables.

A equipe agora visa desenvolver sensores com alta maleabilidade para concluir o dispositivo. A câmera apresenta grande potencial que pode vir a revolucionar o mercado da captura de imagens, uma vez que com a capacidade de alteração angular e focal, a utilização de diversas lentes pode vir a se tornar obsoleta.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Câmeras maleáveis podem revolucionar a captura de imagem

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).