Robôs capazes de carregar 100 vezes o seu peso

Desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da universidade de Stanford, um pequeno robô que possui uma massa de 9 g é capaz de carregar objetos com uma massa de até 1 kg.

Isso é possível graças a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores, que foi inspirada na capacidade de alta aderência que as lagartixas possuem. Foram inseridos adesivos em cada uma das patas do robô, neste adesivo pequenas fibras de borracha dobram-se quando a perna do robô entra em contato com o solo permitindo assim uma maior aderência, em seguida o robô estica as fibras para que ele possa andar novamente. Com este movimento contínuo o robô consegue carregar objetos.

Imagem: µTug, Stanford University

A longo prazo esperasse que esta tecnologia possa ser aplicada a indústria, para facilitar o transporte de equipamentos pesados.

Para mais informações, acesse: Tecmundo

Robôs capazes de carregar 100 vezes o seu peso

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.