Robô desenvolvido pela Disney apresenta movimento realista

Reconhecida por seus parques temáticos e animações, a Disney também é grande investidora no ramo tecnológico, seja no cinema ou na engenharia. Desta vez foi apresentado um protótipo de um robô humanoide (composto apenas pelo torso) que apresenta movimentos realistas e fluidos, muito semelhantes ao do ser humano.

Utilizando um sistema denominado “Transmissão Hidrostática Híbrida”(Hybrid Hydrostatic Transmission), composto por acionadores hidráulicos e pneumáticos, o protótipo apresenta tanto a fluidez líquida quanto o efeito mola pneumático. Tal composição permite que o controlador obtenha um feedback mais preciso, apresentando a menor latência possível.

Segundo os pesquisadores da Disney os atuadores foram desenvolvidos com base em um sistema rotativo, utilizando cilindros com rotação diafragmática, o que acaba proporcionando-lhe alto torque. Infelizmente eles acabam sendo maiores e mais pesados que os atuadores hidráulicos à válvula presentes no mercado mas se compensam na baixa impedância, necessitando de menos energia para funcionarem.

Com este projeto a Disney visa tornar o feedback homem-máquina mais suave, além de permitir um movimento mais fluído, carente em diversos protótipos no mercado. O desenvolvimento desta área pode permitir uma inclusão mais rápida de robôs no cotidiano, podendo até dificultar sua percepção.

Para maiores informações acesse: Engadget

Robô desenvolvido pela Disney apresenta movimento realista

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).