Cadeira de rodas controlada por movimentos faciais

Desenvolvida por uma equipe de engenheiros da Unicamp, está em testes a primeira cadeira de rodas que pode ser controlada por expressões faciais.

Utilizando uma câmera instalada na cadeira de rodas, esta captura as expressões do paciente e processa as imagens capturadas, ela utiliza o software RealSense da Intel para identificar pontos na face do paciente, e através da interpretação via software desses pontos o computador movimenta a cadeira para frente, trás, esquerda e direita.

A cadeira também pode ser controlada remotamente por uma pessoa que cuida do paciente em questão, o equipamento conta com um módulo wi-fi permitindo assim que o equipamento possa ser controlado pela internet.

A cadeira foi desenvolvida para pessoas que sofreram serias lesões em acidentes e por consequência perderam os movimentos do corpo, os pesquisadores acreditam que em dois anos esta tecnologia estará disponível no mercado ao preço inicial de R$ 14.000.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Cadeira de rodas controlada por movimentos faciais

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.