Baterias de nanofios apresentam grande vida útil

É fato que grade parte dos dispositivos móveis utilizam baterias de Ion-Lítio. pois estas apresentam uma grande capacidade de armazenamento em comparação à seu peso. Estas baterias entretanto não apresentam características ideais, demonstrando uma perda em sua capacidade de armazenamento conforme tem-se passado seus ciclos de carga e descarga.

Desenvolvida por pesquisadores da UC Irvine, a bateria de nanofios apresenta uma eficiência entre 94% e 96% após duzentos mil ciclos de carga e descarga. Os nanofios são fios com nanômetros de comprimento, permitindo que estes ocupem uma maior área em menor volume,  além de estar sobre estado quântico.  Tais características permitem uma grande capacidade de armazenamento, entretanto os nanofios são consideravelmente frágeis aos ciclos de carregamento, rompendo-se com o passar do tempo.

all-nanowire-capacitor

Para atingir uma grande quantidade de carregamento, uma composição de óxido de manganês com um gel eletrolítico foi utilizada, dando relativa estabilidade ao material. Testes realizados com lítio apresentaram pior desempenho aos nanofios. Infelizmente as baterias ainda não possuem uma previsão de implantação, além de serem apenas un protótipo composto apenas por cátodos (polo positivo), para permitir os testes de carregamento.

Novas composições para baterias são grandes objetos de estudo, uma vez que cada vez é mais necessária a grande capacidade de armazenamento e vida útil da mesma. Dispositivos de armazenamento com maior eficiência, capacidade e vida útil serão cada vez mais corriqueiros, uma vez que a vida cotidiana está vada vez mais recheada de equipamentos móveis.

Para maiores informações acesse: All About Circuits

Baterias de nanofios apresentam grande vida útil

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).