Menor drone do mundo capaz de aterrissar em superfícies

Desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Harvard, um pequeno robô inspirado nos insetos, é capaz de aterrissar em qualquer superfície, pois ele utiliza os princípios básicos da eletricidade estática para aderir a superfícies como vidro, madeira, metal e até mesmo em uma folha.

Pequenos adesivos eletrostáticos foram inseridos na parte frontal do robô, para que quando o mesmo se aproximar de uma estrutura na qual o operador deseja que o robô pouse, uma corrente elétrica percorrerá os adesivos permitindo assim que o robô grude no objeto onde ele irá pousar.

Imagem: Harvard Microrobotics Laboratory

Por se tratar de um protótipo, por enquanto este robô só consegue aterrissar em estruturas que estejam posicionadas acima dele, pois é onde os adesivos foram colocados. Contudo os pesquisadores esperam aprimorar o projeto, para que o robô inseto possam aterrissar em qualquer superfície.

Para mais informações, acesse: Gizmodo

Menor drone do mundo capaz de aterrissar em superfícies

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.