Cientistas desenvolvem dispositivo para levitação acústica portátil

Levitação acústica utiliza ondas ultrassônicas para levitar partículas e objetos de pequena massa, evitando assim que haja alguma interação física que possa danificá-los. Muito utilizado para a manipulação de dispositivos eletrônicos e objetos voláteis, a tecnologia apresentada até então era grande e muitas vezes estática, o que era boa para demonstrações mas possuía uso prático limitado.

O equipamento desenvolvido representa um grande avanço, possuindo uma grande mobilidade, flexibilidade e área de ação. O dispositivo ainda está longe de ser perfeito, atuando apenas com objetos leves e reduzidos, o que pode ser utilizado nas grandes indústrias, uma vez que ela caminha para a miniaturização de componentes e equipamentos.

Infelizmente a levitação acústica não possui uma grande área de aplicação, mas pode  ser imprescindível para a manufatura moderna, trabalhando com objetos cada vez menores e sensíveis. O desenvolvimento do equipamento também não foge do aprimoramento da tecnologia existente, demonstrando que seu desenvolvimento é  importante para o avanço da tecnologia existente.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Cientistas desenvolvem dispositivo para levitação acústica portátil

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).