Protótipo de ônibus que anda sobre o transito é apresentado

A busca pelo aprimoramento dos meios de transporte já resultou em soluções bem diferentes, como o Hyperloop. Entretanto a busca por meios que apresentem altos rendimentos à baixos custos de operação e implementação é contínua. Como alternativa, engenheiros chineses desenvolveram um protótipo em escala do que seria uma alternativa aos ônibus, operando sobre o tráfego de veículos.

O veículo opera sobre rodas de forma semelhante ao VLT, ocupando duas faixas das avenidas à uma altura de 2,1 metros, possibilitando que a maioria dos veículos passem por baixo do mesmo. Trabalhando de forma semelhante ao metrôs, com uma capacidade de até 1200 passageiros, a implementação custa menos de quinze vezes o valor médio para a construção dos mesmos. O veículo apresenta plataformas para a entrada e saída dos usuários, demonstrando grande eficiência e sendo uma  alternativa para o grande tráfego de veículos.

O tempo de implementação do veículo é relativamente curto, com um prazo de construção de um ano. Os riscos de operação são grandes, entretanto os engenheiros estão esperançosos com as possíveis medidas de segurança. A busca por novos métodos e veículos para o transporte de cargas e passageiros é recorrente, uma vez que a redução de custos, eficiência e menor impacto ambiental é tende a ser cada vez maior.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Protótipo de ônibus que anda sobre o transito é apresentado

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).