Sistema de resposta háptica consegue simular o movimento de líquidos

Sistemas hápticos são aqueles que reagem de alguma forma às interações táteis dos usuários, fornecendo algum tipo de resposta, sendo estas táteis, visuais ou auditivas. Sistemas hápticos como o desenvolvido já existiam, entretanto sua diferenciação é dada na programação, permitindo que este simule diversas propriedades de líquidos.

Desenvolvido por uma equipe do MIT, o Materiable (denominação do dispositivo),  reage as interações do usuário conforme as propriedades escolhidas, simulando as reações da água, óleo ou borracha, por exemplo. Apesar de não haver grandes aplicações práticas, o sistema pode ser grande aliado em situações educacionais, simulando não apenas líquidos, como também diversos órgãos ou materiais.

A simulação do sistema pode não parecer tão real, entretanto com a miniaturização dos atuadores a simulação pode tornar-se mais realista, tornando-se fidedigna. Esta tecnologia tem muito a ser desenvolvida, mas pode apresentar grandes aplicações se aplicada em grande escala, podendo criar diferentes objetos e superfícies customizáveis.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Sistema de resposta háptica consegue simular o movimento de líquidos

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).