Zenbo, o assistente virtual da Asus

A Asus apresentou na Computex 2016 o seu primeiro robô, o Zenbo, que funciona como um assistente pessoal para a sua casa, se movimentando de forma independente enquanto reconhece as faces e as vozes de cada pessoa da família. O objetivo é ser um assistente capaz de ajudar todos os moradores da casa das mais diversas maneiras. Desta maneira, Zenbo será capaz de reconhecer as vozes de seus donos e ajuda-los.

20160530zenbo_1-648x477

A Asus está utilizando o serviço do Google, o Google Now, para realizar as pesquisas e coleta de dados de toda internet para o dispositivo.  Além da tecnologia do Google, mais duas tecnologias e vozes são usadas para dar vida ao Zenbo e trabalhar com diferenciamento de vozes entre os donos.

Ele tira fotos e grava vídeos, pode ser usado como BabySitting (Babá virtual) e monitorar a casa durante a ausência dos donos. Pode ajudar a realizar compras on-line e realizar vídeo chamadas.  Possui auto falantes para comunicação e para tocar musicas. E finalmente um tela que pode ser mostrado informações uteis.

O mais interessante é que ele também é um hub de controle para aparelhos compatíveis com a Internet das Coisas, controlando luzes, ligando e desligando a TV, o ar condicionado ou outros eletrodomésticos e tocando músicas, seja no sistema de som da casa ou na sua caixa de som interna.

O Zenbo poderá ficar bem mais poderoso no futuro próximo graças a duas iniciativas da Asus, o Zenbo Developer Program, que oferece um SDK para que desenvolvedores possam criar novas aplicações para ele, e o Zenbo Partners, no qual outras empresas podem criar soluções para facilitar a vida de todos na casa.

Saiba mais sobre o Zenbo no site da Asus. Para mais informações acesse MeioBit.

Zenbo, o assistente virtual da Asus

Aluno do 5º ano do curso de Engenharia da Computação da Universidade Positivo e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada.