Aprendizagem biológica aplicada a veículos

Desenvolvido na Universidade de Chalmers, Suécia, um sistema implementado em caminhões capaz utilizar as informações coletadas pelos seus sensores para tomar medidas de segurança evitando acidentes.

Atualmente os veículos autônomos contam com uma programação muito bem desenvolvida, capaz de utilizar os sensores do veículos para prever diversas situações que colocariam o motorista em risco, contudo este sistema não é perfeito uma vez que nem todos os cenários de acidentes podem ser calculados por um computador, são muitas as variáveis envolvidas no transito de uma grande cidade por exemplo. Desta forma o pesquisador Ola Benderius um dos responsáveis pelo projeto, acredita que o sistema de aprendizagem biológica é muito mais eficiente, pois o sistema é capaz de evoluir através de suas experiências, assim como qualquer organismo biológico na Terra. A grande vantagem deste sistema é que ele não depende de atualizações para estar preparado para lidar com novas possibilidade de acidentes, uma vez que o processo evolutivo é contínuo.

Esta tecnologia ainda está em faze de testes, mas mostra-se muito promissora para o futuro onde poderá ser implantada em qualquer máquina presente na indústria.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Aprendizagem biológica aplicada a veículos

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.