Internet quântica

O desenvolvimento da tecnologia de transmissão de dados através dos princípios quânticos vem ganhando cada vez mais espaço nos laboratórios de alta tecnologia no mundo todo, pois a tecnologia quântica promete revolucionar o setor da eletrônica em geral, tornado os dispositivos menores e com muito mais capacidade de processamento.

Utilizando os mesmos princípios de um computador quântico, uma equipe de pesquisadores das universidades de Cingapura e de Strathclyde, desenvolveram um micro satélite capaz separar fótons de um feixe de luz, após isso um fóton é transmitido a Terra e o outro permanece no satélite. A próxima etapa do projeto será implementar um sistema capaz de validar o processo de entrelaçamento quântico analisando os fótons do feixe de luz que foi separado.

Segundo os responsáveis pelo projeto, esta tecnologia possibilitará o desenvolvimento de uma rede de computadores quântica, onde diversos satélites com esta tecnologia de transmissão de dados serão colocados em orbita.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Internet quântica

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.