Maior usina solar será construída em Dubai

Com o projeto recém aprovado e estimativas para início de operação até 2021, a usina construída em Dubai será capaz de entregar, inicialmente, 1000 Megawatts de energia e 5000 Megawatts até 2030. Este será o maior projeto de energia solar concentrada do mundo. Quando pronta, a usina será composta por 5 instalações, o que deve gerar um aumento de até 25% na produção de energia do país.

Usinas solares  concentradas operam de forma diferente às usinas de placas fotovoltaicas. Sua operação consiste em refletir os  raios solares, por meio de milhares de espelhos, à uma torre localizada ao centro da instalação. Os raios direcionados são responsáveis por aquecer um fluído, que transformado em vapor, gira uma turbina. Esta composição permite que a usina opere mesmo após o por-do-sol.

usina-dubai-2

Este projeto faz parte do plano de redução da emissão de CO2 do país, que pretender tornar 75% de toda a produção energética até 2050, em fontes renováveis. A maior eficiência na captação de energia por fontes renováveis é necessária, uma vez que a produção de resíduos por outras usinas é danoso e seu custo de operação chega a ser aproximado às renováveis, restando apenas maior  eficiência para grandes aplicações.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Maior usina solar será construída em Dubai

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).