Carvão pode ser utilizado como condutor elétrico

Estudos realizados nos laboratórios do MIT, concluíram que é possível purificar o carvão mineral afim de obter um filme fino capaz de conduzir corrente elétrica assim como o silício.

Os filmes finos são camadas de material em escala nanométrica que podem assumir o papel de condutor, semicondutor ou isolante elétrico. Elementos como o silício, germânio, cobre entre outros, sempre foram utilizados na eletrônica, pois sua pureza característica facilita o processo de fabricação de dispositivos eletrônicos. Brent Keller cientista responsável pela pesquisa, analisou a estrutura molecular do carvão e percebeu que havia uma grande semelhança com as moléculas que compõem os nanotubos de carbono, como o carvão possui uma grande quantidade de moléculas de carbono bastaria purificar o composto afim de isolar tais estruturas. Após concluir o processo de purificação, Keller conseguiu sintetizar um filme fino capaz de conduzir corrente elétrica.

Os resultados apontam que os filmes finos produzidos com carvão são tão eficientes quanto os produzidos com metais, Keller afirma que até mesmo dispositivos eletrônicos como diodos e transistores podem ser construídos com carvão.

Para mais informações, acesse: Inovação Tecnológica

Carvão pode ser utilizado como condutor elétrico

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.