Ônibus autônomo conversa com passageiros

Desenvolvido pela Motors, empresa já atuante na área de desenvolvimento e inovação de transportes, revolucionando sua construção e integrando os mesmos à inteligências artificiais, desta vez em parceria com a IBM, utiliza o Watson para interagir com os passageiros. O miro-ônibus elétrico, denominado Olli, é totalmente construído em 3D na fabrica da empresa, em Phoenix.

inicialmente o Watson não irá dirigir o ônibus, mas sim obter informações sobre as rotas e coletar os dados de 30 sensores dispostos no veículo, além de interagir com os passageiros. Tal interação será dada com informações sobre rotas, pontos de interesse, tempo de viagem e informações sobre o veículo. O objetivo da interação é acostumar os passageiros à presença de veículos que não apresentam comunicação direta com o usuário (ausência de volante e pedais de condução).

olli-2

O Olli começará seu tour por Washington DC, viajando então para Las Vegas e, até o final do ano, Miami. Demonstrando a maior presença de veículos autônomos, o Olli pode permitir o aumento da frota dos mesmos caso sua implementação seja bem sucedida, possibilitando o acesso à esses veículos para o grande público.

Para maiores informações, acesse: Gizmodo

Ônibus autônomo conversa com passageiros

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).