Dispositivos são alimentados por ondas de rádio

Motivados pelo sonho do visionário cientista e inventor Nikola Tesla de distribuir energia elétrica e informação por meios não físicos, pesquisadores da University of Washington desenvolveram dispositivos capazes de se comunicar sem utilizar fontes de alimentação. Entretanto estes ainda apresentam um nível bem rudimentar ao então meio idealizado por Tesla.

Os dispositivos apresentados utilizam as ondas de rádio frequência, capturados por um par de antenas, para gerar microwatts de energia elétrica. Esta energia é então utilizada para modificar e refletir o sinal captado, permitindo assim a conexão entre os dispositivos. Esta aplicação poderia permitir que dispositivos diversos se interajam, mesmo que estes estejam desligados.

A distribuição de energia wireless ainda caminha a curtos passos, muitas vezes aplicada em menor escala e com baixa transmissão à grandes distâncias. Entretanto até o momento não foram observadas qualquer limitações, exceto a tecnológica, para a transmissão de energia elétrica sem a utilização de fios. Com estas até então limitações transpostas, este método de transmissão tenderá a se tornar essencial, livrando diversos dispositivos e até veículos de sua limitação energética.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Dispositivos são alimentados por ondas de rádio

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).