Estrada elétrica para transporte de cargas pesadas

O governo da Suécia em parceria com as empresas Scania e Siemens, desenvolveram um sistema de rede elétrica que permanece conectado aos caminhões enquanto estes percorrem uma estrada de teste, onde foram inseridas torres de transmissão de energia, estas torres fornecerão energia elétrica para o caminhão.

Na primeira fase deste projeto 2 km de estrada receberam torres de energia capazes de conectar-se aos caminhões que percorrem a estrada, após realizar a conexão entre veículo e torre, o motor a diesel do caminhão é desligado e o elétrico entra em funcionamento enquanto houver a conexão com a rede elétrica.

Imagem: Scania

A Suécia é um dos países que mais se preocupa com o desenvolvimento sustentável, este projeto serve para ilustrar o quanto o governo sueco está preocupado com a queima de combustíveis fósseis, o próprio governo assumiu um compromisso de até o ano de 2030, tornar o sistema de transporte de cargas pesadas independente de combustíveis fósseis.

Para mais informações, acesse: Outra Cidade

Estrada elétrica para transporte de cargas pesadas

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.