A redefinição do quilograma

Dentre todas as unidades fundamentais utilizadas, o quilograma é a única que ainda dependente de objetos físicos pra sua determinação. Surgido da necessidade da padronização de pesos, a sua determinação foi dada em 1795 como sendo inicialmente apenas grama, um centímetro cúbico de água à uma temperatura de 4° Celsius. Como esta medida era impraticável, em 1799 surgiu o quilograma, determinado por mil vezes o peso de um grama, esta permitindo ter sua amostragem dada em esferas de metal.

IPK (sigla em inglês para Protótipo Internacional do Quilograma)

Conhecido como “Le Grand K”, a esfera modelo está armazenada em Paris, sobre três camadas de vidro em um cofre. A cópia disponibilizada para os EUA e armazenada no NIST(National Institute of Standards and Technology) serviu de modelo para recalcular a constante de Plank, esta que servirá de base para a nova redefinição do quilograma. Sua redefinição é necessária pois, como artefato físico, é natural que haja alguma alteração no mesmo, como o aumento na massa de alguns modelos por deposição de poluição ou diminuição da amostra como a própria disponível no NIST.

Balança de Watt utilizada pelo NIST

A nova medição da constante de Plank foi feita utilizando uma balança de Watt, uma versão high-tech da clássica balança de pratos. Sua medição é dada pelo equilíbrio do peso pela força  eletromagnética, que é então medida. Esta determinação é uma dentre várias que serão realizadas pelos países participantes, onde os possíveis valores obtidos por diferentes métodos alimentarão um software que escolherá o melhor valor para a constante. A nova determinação do quilograma é necessária, permitindo que seu valor permaneça constante e independente de artefatos físicos. Isto permitirá medições mais exatas,  além da apresentação mais exata de outras unidades dependentes dela, como o Newton.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

A redefinição do quilograma

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).