Rede neural poderá ajudar a prever casos de cegueira

A DeepMind, companhia comprada pela Google, ganhou bastante destaque na mídia ao construir uma rede neural capaz de derrotar o campeão mundial de GO, além de aprender como jogar jogos de Atari de forma a avançar e aprender com seus erros.

Em parceria coma NHS (Serviço Nacional de Saúde, da Inglaterra), a DeepMind irá desenvolver um algoritmo de forma a reconhecer certos padrões presentes em doenças oculares. O algoritmo será treinado com mais de um milhão de imagens anônimas compartilhadas pelo próprio NHS de forma a detectar sutis detalhes que possam representar algum problema. Está é a segunda parceria entre a NHS e o DeepMind, onde a primeira resultou e um aplicativo para o monitoramento dos rins.

google-deepmind-artificial-intelligence

Não sendo exclusivamente a única a desenvolver tecnologia voltada a saúde, a IBM também está treinando o Watson para apresentar tratamentos personalizados contra o câncer. A capacidade perceptiva de redes neurais pode ser de grande valia para as avaliações clínicas, captando diversos detalhes que poderiam passar despercebidos ou considerados de pequena importância, de forma a prevenir doenças ou determinar as mesmas com maior precisão em seu tratamento.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Rede neural poderá ajudar a prever casos de cegueira

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).