Esqueleto com músculos artificiais

A reprodução dos músculos sempre foi complicada uma vez que estes são compostos por diversas fibras, o que geralmente leva os pesquisadores à utilização de outras formas de atuadores já que estes são mais fáceis de trabalhar e produzem grande força.

Buscando criar músculos artificiais humanamente inspirados, pesquisadores da Tokyo Institute of Technology desenvolveram um sistema composto por diversas fibras. Estas fibras funcionam de forma semelhante aos músculos presentes nos seres humanos.  Aplicando este sistema à um esqueleto, os cientistas conseguiram dar movimentos bastante complexos ao esqueleto, mesmo que não apresentem a sutileza dos orgânicos.

Além da sutileza, o funcionamento também carece de força e velocidade, entretanto é interessante ressaltar que mesmo nesse estágio de pesquisa, todos os músculos que existem nas pernas foram reproduzidos no modelo. O desenvolvimento de músculos artificiais representa um avanço, tanto para a criação de robôs ou sistemas organicamente inspirados como na futura implementação em próteses.

Para maiores informações acesse: Engadget

Esqueleto com músculos artificiais

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).