Iniciada a fase de testes do satélite brasileiro

A agência espacial brasileira (AEB) desenvolveu um satélite geoestacionário capaz de transmitir sinais de banda larga para os pontos mais isolados do Brasil, este equipamento também será utilizado pelos militares brasileiros para estabeleceram uma comunicação segura entre as unidades das forças armadas do país.

O satélite será posicionado sobre a superfície da Terra cobrindo todo o território nacional, ele transmitirá informação a 54 Gb/s inicialmente para duas antenas, uma em Brasília e a outra no Rio de Janeiro, o dispositivo ainda fornecerá uma banda exclusiva para os militares. A construção deste satélite permitirá que todo o território nacional tenha acesso a internet, pois basta instalar antenas nas regiões que não possuem cobertura de sinal para o sinal proveniente do satélite possa ser distribuído.

O equipamento entrou na fase dos últimos testes antes do lançamento, nesta etapa todos os processos de comunicação, consumo de energia, navegação, fuselagem, motor, painéis solares entre outros sistemas, devem ser minunciosamente testados para evitar acidentes.

Imagem: Satélite brasileiro SGDC

A previsão de lançamento do satélite é para o segundo semestre de 2016, o dispositivo será lançado por um foguete europeu Ariane e terá uma vida útil de aproximadamente quinze anos.

Para mais informações, acesse: Inovação tecnológica

Iniciada a fase de testes do satélite brasileiro

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.