Sonda Curiosity receberá atualizações em seu sistema

A Nasa anunciou recentemente que realizará uma atualização importante nos sistemas da sonda Curiosity que está em Marte, esta atualização trará maior autonomia para a sonda no que diz respeito a seleção de rochas para inspeção atrás de compostos orgânicos.

A Curiosity possui um laser que é utilizado para quebrar pequenas rochas, para que os sensores presentes na sonda possam analisar a estrutura interna das rochas, onde há maior possibilidade de conter material orgânico fossilizado. Atualmente a seleção de rochas para inspeção bem como o acionamento do laser, são realizados remotamente pelos operadores da sonda na Terra, isso torna o processo de inspeção muito lento, pois o operador em Terra precisa receber às imagens provenientes da sonda, analisar qual composto mineral se encaixa melhor nos padrões exigidos pela Nasa, para depois enviar o comando para a sonda realizar a inspeção.

Imagem: Curiosity Nasa

Estas atualizações nos sistemas da sonda permitirão que ele realize uma quantidade maior de inspeção, pois ela não ficará dependente da resposta da central de comandos da Nasa.

Para mais informações, acesse: Gizmodo

Sonda Curiosity receberá atualizações em seu sistema

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.