Satélite chinês para o teste da comunicação quântica

A China está planejando o lançamento de um satélite para verificar a viabilidade da utilização de comunicação quântica, além de ser mais conclusivo na comprovação do entrelaçamento quântico. O satélite chinês pesa aproximadamente 600 kg e tem previsão para lançamento dentro do próximo mês.

download

O experimento a ser realizado constitui-se em lançar pares de fótons entrelaçados por um cristal dentro do satélite à dois laboratórios localizados na China e Austria, separados por mais de 1200km. Em terra os pesquisadores irão então verificar se o entrelaçamento realmente foi bem sucedido, de forma a inspecionar qualquer mudança obtida caso algum dos laboratórios induza elas. Quanto a conclusão sobre o entrelaçamento, será verificada a condição mesmo após uma grande separação, algo que até então não havia sido testado.

O estudo poderá indicar a viabilidade da comunicação quântica, onde cientistas estimam a utilização de pelo menos 2o destes satélites para uma rede básica de funcionamento. A segurança na comunicação e a descentralização da informação sempre foi alvo de grandes discussões, onde a possibilidade de verificar a integridade de um sistema em tempo real é bem atraente.

Para maiores informações acesse: Engadget

Satélite chinês para o teste da comunicação quântica

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).