Líquido especial é capaz de regenerar roupas

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia produziram um liquido capaz de conceder às roupas uma capacidade regenerativa, dispensando o trabalho de um costureiro para a realização de reparos. Composto por bactérias e fermentos, a substância possibilita a junção de quase todos os tipos de tecidos.

A aplicação do produto é bem simples, sendo necessários apenas algumas gotas do líquido e água quente, onde a partir da junção das bordas sua regeneração é realizada. O processo não é perfeito, entretanto é durável, onde o professor de engenharia da universidade afirma sua resistência mesmo após passar pela máquina de lavar. A ligação é realizada por uma junção de polímeros carregados positivamente e negativamente, de forma semelhante aos dentes dos anéis das lulas.

Os pesquisadores acreditam que com investimento não haveria problemas na utilização ampla do material, que pode ser aplicado já na formação dos tecidos, entretanto seus esforços estão na aplicação em roupas especiais, visando diminuir certas contaminações e envenenamentos. A utilização do líquido, mesmo que não apresente um grande número de áreas, possui um grande mercado, permitindo que as roupas ofereçam maior proteção e durabilidade.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Líquido especial é capaz de regenerar roupas

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).