Novas baterias apresentam o dobro de duração

Apresentada pela empresa SolidEnergy Systems, fundada por um ex-aluno do MIT, a nova bateria apresenta o dobro de armazenamento das baterias destinadas à Smartphones já presentes no mercado. Logicamente as recargas dos aparelhos serão realizadas com menor frequência, prolongando o seu tempo de uso.

A grande modificação que possibilita este armazenamento é a praticamente inexistência do ânodo(a presença de um ânodo é necessária para manter o fluxo de elétrons de forma adequada), substituído por uma fina folha de lítio. Dessa forma o armazenamento que fica localizado sobre o cátodo pode ser praticamente dobrado.

energy

Outra novidade está também presente na separação do ânodo e cátodo, apresentando um eletrólito mais seguro que os anteriores. Embora a visão da empresa esteja focada no mercado de Smartphones, sua expansão para o mercado automobilístico é possível, onde a produção destas novas baterias é relativamente simples, possibilitando que as industrias atuais já sejam capazes de fabricá-las. Previsões apontam que o mercado de drones seja o primeiro a testar esta tecnologia já em dezembro.

A utilização de baterias mais duráveis e com maiores capacidades de armazenamento tem benefícios claros, como a redução da limitação de hardware dos dispositivos por conta do consumo e maior tempo de utilização. Agora só resta saber qual a previsão de chegada da tecnologia para o grande público.

Para maiores informações acesse: Interesting Engineering

Novas baterias apresentam o dobro de duração

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).