Tecnologia promete sobrepor o congestionamento de redes WI-FI

Visando solucionar os problemas de lentidão e congestionamento em redes WI-FI, o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL, na sigla em inglês) pertencente ao MIT desenvolveu um sistema capaz de coordenar múltiplos roteadores de forma inteligente.

Denominada de MegaMIMO 2.0 a nova tecnologia não só irá aumentar a velocidade das redes, como também expandir seu alcance. Baseando-se na tecnologia MIMO, já presente nos roteadores atuais e capaz de enviar múltiplos sinais por um mesmo canal, MegaMIMO 2.0 coordena diversos access points de forma a transmitirem sobre o mesmo espectro e frequência.

A grande novidade está no algoritmo de controle, que sincroniza as fases de forma a não criar qualquer tipo de interferência, permitindo o aumento da velocidade e alcance. Dessa forma o sistema trabalha de forma análoga à um torrent, onde melhores resultados são obtidos de forma proporcional a quantidade de seeds.  Essa nova tecnologia demonstra que nem todas as melhorias são obtidas à partir do hardware, onde a presença de um bom algoritmo de gerenciamento é capaz de produzir grandes melhoras.

Para maiores informações acesse: Gizmodo

Tecnologia promete sobrepor o congestionamento de redes WI-FI

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).