Nasce o primeiro bebê com combinação genética de 3 pessoas

O primeiro bebê do mundo com combinação genética de 3 pessoas nasceu através da técnica de fertilização in vitro que incorporou o DNA de duas mulheres e um homem.

A técnica foi realizada com pais da Jordânia por médicos americanos e, por questões legais, o nascimento ocorreu no México. Nesta técnica é usado o espermatozoide do pai, óvulo da mãe e mitocôndrias de uma mãe doadora. Fazendo com que as mitocôndrias, que contêm a doença, não sejam passadas para os filhos.

Após o nascimento, o bebê passou por vários exames para saber se carregava a doença no DNA. Foi constatado que menos de 1% de suas células apresentavam traços da doença.

O objetivo desta técnica é que pais com mutações genéticas possam ter filhos saudáveis. Como foi o caso do casal da Jordânia, onde a mãe da criança tem Síndrome de Leigh, uma doença hereditária e fatal que afeta o sistema nervoso em desenvolvimento. Antes desta técnica, dois filhos do casal morreram por conta de doença.

Para mais informações, acesse: New Scientist

Nasce o primeiro bebê com combinação genética de 3 pessoas

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada (NCE) da Universidade Positivo.