Tutorial- Módulo I2C com LCD

Este tutorial tem como objetivo ensinar a utilizar o módulo I2C com o LCD. Com o uso deste módulo o número de fios e portas utilizadas pelo Arduino reduz de 6 para 2.

20160914_180049

COMPONENTES NECESSÁRIOS

• 1 Arduino
  • 1 LCD
  • 1 Módulo I2C
  • 1 Protoboard
  • 4 Cabos jumper (Fêmea-Macho)

Módulo I2C

No módulo I2C temos os 16 pinos de cima que vão conectados no LCD, na lateral temos 4 pinos (GND, VCC, SDA, SCL) que vão conectados no Arduino e um potenciômetro (azul) para o controle do contraste.

adaptador-i2c-para-lcd-16x2-arduino-pic-atmega-raspberry-714021-MPE20701153525_052016-F

Para utilizar este módulo é preciso baixar a biblioteca do mesmo, disponível neste link. Depois de baixado, descompacte e cole a pasta “NewliquidCrystal” em: “Arduino” >> “libraries”.

Os comandos utilizados para controlar o LCD com o módulo I2C são iguais aos já utilizados antes.

CÓDIGO

Depois de adicionar a biblioteca chegou a hora de passar o código para o Arduino.

OBS.: Para evitar o risco de queimar o seu Arduino, é importante passar o código antes de ligar qualquer componente.

// LCD 16x2 com módulo I2C

// Biblioteca do módulo I2C
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>

// Inicializa o display no endereço 0x27
LiquidCrystal_I2C lcd(0x27, 2, 1, 0, 4, 5, 6, 7, 3, POSITIVE);

void setup() {
 // Inicializa o display LCD 16x2
 lcd.begin (16, 2);
 // Liga a luz de fundo do LCD
 lcd.setBacklight(HIGH);

void loop() {
 lcd.clear();
 lcd.setCursor(2, 0);
 lcd.print("Hello World!");
 for (int i = 0; i < 16; i++) {
 lcd.setCursor (i, 1);
 lcd.print ("*");
 delay (230);

CONECTANDO OS COMPONENTES

Depois de passar o código você poderá conectar os componentes.

Mas antes de começar, é importante você conectar os pinos do I2C de acordo com o teu Arduino:

• GND – GND
  • VCC  – 5 V
  • SDA – Analógico 4 (Arduino Uno) ou pino 20 (Arduino Mega)
  • SLC  – Analógico 5 (Arduino Uno) ou pino 21 (Arduino Mega)

Neste tutorial foi utilizado o Arduino Uno e teve a seguinte ligação:

AnalogReadSerial2LCD_LED_bb

Tutorial- Módulo I2C com LCD

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada (NCE) da Universidade Positivo.