Novo padrão de Ethernet oferecerá 5 Gbps aos cabos antigos

Atualmente, o padrão de Ethernet oferece 1 Gbps utilizando o cabeamento antigo. Mas, recentemente a NBASE-T anunciou um novo padrão de tecnologia, que será possível ter velocidade de 5 Gbps utilizando o cabeamento antigo.

O novo padrão foi lançado como IEEE 802.3bz-2016 e irá oferecer 5 Gbps utilizando os cabos Cat 5e e 6 e, utilizando cabos Cat 6a e 7 será possível alcançar 10 Gbps. Com isto os usuários com cabeamento antigo poderão utilizar desta nova tecnologia e sem precisar gastar com novos cabos.

45-16754-cabo-de-rede

Em breve, essa tecnologia irá oferecer uma forma mais barata de aumentar a velocidade, só que talvez para uso não comercial e usuário final demore um pouco para usufruir desta nova tecnologia. Para quem deseja velocidades maiores que 1 Gbps e não quer esperar o novo padrão de Ethernet, é possível atingir 6,5 Gbps com os roteadores wireless vendidos atualmente.

Para mais informações, acesse: ars TECHNICA UK

Novo padrão de Ethernet oferecerá 5 Gbps aos cabos antigos

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário do Núcleo de Computação Embarcada (NCE) da Universidade Positivo.