Materiais supercondutores

Os materiais supercondutores são aqueles capazes de conduzir cargas elétricas sem oferecer resistência a passagem da mesma, isso ocorre quando o material é resfriado a uma temperatura próxima do zero absoluto, devido a essa propriedade os supercondutores seriam o material perfeito para ser utilizado na indústria eletrônica, mas o fato dele necessitar de uma baixa temperatura para funcionar corretamente inviabiliza a sua implantação.

Afim de encontrar uma maneira de utilizar os semicondutores em temperaturas próximas a temperatura ambiente, pesquisadores do MIT desenvolveram um simulador quântico capaz de recriar diferentes tipos de interações atômicas entre os átomos dos elementos supercondutores, desta forma os pesquisadores esperam encontrar uma forma de utilizar esses materiais em temperatura ambiente.

Os primeiros resultados obtidos com as simulações mostram um avanço nas pesquisas, pois os pesquisadores estão sendo capazes de descrever o que realmente acontece com a estrutura atômica do material quando o mesmo é submetido a baixas temperaturas, desta forma o grupo de cientistas estarão aptos a criar um novo modelo de combinação atômica para os supercondutores que seja capaz de operar em temperatura ambiente.

Para mais informações, acesse : Interesting Engineering

Materiais supercondutores

Aluno do 4° ano de Engenharia da Computação da Universidade Positivo, estagiário no Núcleo de Computação Embarcada. Sócio fundador da empresa LEV3D.