Cientistas descobriram uma forma de transformar CO2 em etanol acidentalmente

De forma acidental, pesquisadores norte-americanos encontraram uma forma de converter CO2 em etanol. Sendo este combustível amplamente utilizado em automóveis e geradores, esta pode ser uma forma eficiente de redução contra o aumento do aquecimento global.

Ao tentarem encontrar uma série de reações químicas capazes de transformar o Dióxido de Carbono (CO2) em combustível, cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, no Tennessee, EUA, acabaram acidentalmente descobrindo uma forma de transformá-lo diretamente em etanol, combustível que já é amplamente utilizado na indústria. Utilizando uma combinação de carbono e cobre, sobre uma superfície catalisadora de silício, a conversão do gás em combustível foi possível grassas à aplicações de pequenas tensões em uma solução de CO2 e água.

O produto final apresentou poucos contaminantes, o que aliado à nanotecnologia podem ser facilmente removidos. As vantagens desse tipo de conversão são inúmeras, desde sua reação ocorrer à temperatura ambiente (o que reduz o custo com resfriamento ou aquecimento) até o relativo grau de facilidade do mesmo. Esta pode ser uma ótima opção para desacelerar a produção de gases do efeito estufa, além de baratear os custo de produção do etanol, não dependendo diretamente da cana-de-açúcar.

Para  maiores informações acesse: Gizmodo

Cientistas descobriram uma forma de transformar CO2 em etanol acidentalmente

Aluno do 2º ano de Engenharia da Computação e estagiário no Núcleo de Computação Embarcada da Universidade Positivo (NCE).