A Procrastinação é o seu maior inimigo… ?>
Estudos

A Procrastinação é o seu maior inimigo…

A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação. A grosso modo, poderíamos dizer que seria aquela mania de deixar tudo para depois. Adiamos o máximo possível algo que poderíamos ter começado antes.

ahh-procrastinaCAO

A Procrastinação é o seu maior inimigo. Seu inconsciente faz com que você arrume desculpas para não estudar. Basta você se sentar na frente dos cadernos e livros que outras tarefas surgem na sua mente.

A causa básica da procrastinação não é a preguiça. É na verdade, certa desconfiança de que não estamos preparados para determinada tarefa, ou seja, as desculpas do tipo: “aah… não sei nem por onde começar”, justifica o insucesso e faz com que  empurremos as tarefas com a barriga.

Citarei um exemplo bem comum para ilustrar a procrastinação: Um universitário tem que entregar um trabalho daqui um mês, mas ele acaba deixando de lado isso, até que falta apenas um dia para entrega do trabalho. O universitário então tem que dar conta de fazer o trabalho em um dia, sendo que poderia ter feito com mais tranquilidade nos 30 dias que se passaram.

É interessante analisarmos que a procrastinação só prevalece no dever. Não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer. O psicólogo Joseph Ferrari no seu livro Procrastinação relata: “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos.”

Quando procrastinamos deixamos de fazer algo. Nesse sentido é importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você procrastina.

As pessoas querem formas de combater a procrastinação, de modo que elas possam realmente focar.

Para acabar com a procrastinação…

Conheça sua personalidade

Analise seu modo de agir e ser determinado, em quais momentos você realiza suas atividades com prazer.

Algumas pessoas são mais noturnas, enquanto outras são mais diurnas. Com isso, ao conhecer o seu próprio ritmo você consegue aproveitar qual período é melhor para você trabalhar, estudar, descansar ou se divertir.

Enumere suas tarefas

Priorize quais são as mais importantes e urgentes, pois se pensar muito irá procrastinar e deixará para amanhã.

Faça imediatamente

Não pense muito para realizar alguma tarefa da lista, faça imediatamente. Pois se pensar muito, irá procrastinar. Outro erro comum é ficar planejando, criando mil listas para fazer (ou permanecer na argumentação e na contra-argumentação: “não fiz isso, não fiz aquilo. Se eu fizer isso agora, vou deixar aquilo para depois. Mas eu tenho que fazer isso também. Então, se eu fizer aquilo outro primeiro, vai dar tempo e conseguirei….”

REGRA DE OURO: Organize seus horários!

Observação:

Essas dicas podem te ajudar a ter maior produtividade nos estudos, trabalhos ou fazeres. Mas o prazer em deixar pra depois em certos casos graves pode ser um problema difícil de ser solucionado sozinho. Caso esteja tendo dificuldade de priorizar ou terminar as suas tarefas, é sugerido procurar o Atendimento Psicopedagógico da Universidade Positivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *