Alexandre Carmo conversa com alunos de Engenharia sobre mercado de trabalho ?>
Bioprocessos e biotecnologia Civil Elétrica Energia Mecânica Produção Computação

Alexandre Carmo conversa com alunos de Engenharia sobre mercado de trabalho

No dia 16 de junho, a Universidade Positivo promoveu o encontro entre alunos dos cursos de Engenharia e Alexandre Carmo, engenheiro, diretor de negócios em sistema SAP e consultor da Porsche Carrers. O bate-papo teve como objetivo oferecer uma nova perspectiva da carreira para os futuros profissionais.

Ao ingressar na universidade, é comum que os novos alunos imaginem que vão passar os próximos anos em torno de livros pesados, aprendendo a se tornar profissionais com alto conhecimento técnico. Porém, o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho foi alterado nos últimos anos.

De acordo com Alexandre, o mercado está investindo menos em expansão. As empresas hoje estão mais preocupadas com a performance do time que têm, e, para isso, buscam profissionais que possam desenvolver um melhor aproveitamento de suas atribuições além da formação. “O maior recurso que a empresa tem não é máquina, é gente. A empresa vai fazer de tudo para não perder um bom profissional.”

O convidado dá algumas recomendações para os futuros engenheiros. “Engenheiro que conhece gerenciamento de processos de negócios é um engenheiro mais qualificado para o mercado. Além disso, as grandes empresas buscam o desenvolvimento do relacionamento profissional. Não é da noite para o dia que isso acontece”, expõe. Alexandre finaliza destacando a importância da internet para a vida profissional. “O aluno deve começar o curso utilizando as redes sociais para expandir sua rede de relacionamento”, diz.